“MARIA, MARIA MISTURA DE DOR E ALEGRIA”: AS MEMÓRIAS DOS BECOS

Autores

  • Jesuino Arvelino Pinto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Paulo Marchiori Corte Secretaria de Estado de Educação-SEDUC/MT
  • Ana Cláudia Servilha Martins Poleto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11605

Palavras-chave:

Literatura e vida social, vozes subalternizadas, poder, Conceição Evaristo

Resumo

Este artigo propõe verificar as representações da mulher negra no Brasil a partir do romance Becos da memória, de Conceição Evaristo, a fim de ampliar a discussão sobre o racismo estrutural, destacando, dentre outros pontos, questões de identidade e subalternidade histórica. Para abordar as representações do racismo estrutural na literatura afro-brasileira, busca-se aporte teórico nas teses postuladas por Arendt (2020), Ribeiro (2021), Candau (2016), dentre outros. Ao discorrer nesta narrativa sobre o encontro das vivências, suas formas e representações da busca e reencontro, mesmo atreladas ao racismo estrutural, é possível perceber, na obra, a possibilidade de a mulher preta produzir fala e fazer-se ouvir, a partir de suas ações de poder com as suas e seus, neste ambiente de subalternidade, alicerçado sob o prisma do racismo estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesuino Arvelino Pinto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

outor em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra (2017), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, Campus de Araraquara (2002), Especialista em Língua Portuguesa e Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, em 1994 e 1993, respectivamente. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Goiás, Regional de Catalão, com supervisão do Professor Doutor João Batista Cardoso. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso; Líder 2 do Grupo de Pesquisa "Literatura, Ensino e Sociedade", certificado pelo CNPq desde 2006 e membro do Grupo de Pesquisa "Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas". Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação stricto sensu em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Editor-chefe da Revista Norteamentos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ?Literatura, História, Política e Sociedade?, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e História, Literatura e Política, Pós Colonialismo, Literatura Infantil e Juvenil, Literatura e Vida Social, Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura e Ensino, Teoria e Crítica da Narrativa

Paulo Marchiori Corte, Secretaria de Estado de Educação-SEDUC/MT

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras, UNEMAT, Campus Universitário de Sinop. Professor da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC - de Mato Grosso.

Ana Cláudia Servilha Martins Poleto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Estagiária de Pós Doutoramento pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação – Pós Doutorado Estratégico - PDPG/CAPES no PPGLetras, UNEMAT – Sinop. Doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, UNEMAT, Campus Universitário de Tangará da Serra

Referências

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. 14. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. Tradução de Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2016.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Ouro Sobre Azul, 2006.

CRUZ, Mariléia dos Santos. Uma abordagem sobre a história dos negros. Brasília: MEC, 2005.

DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. In: Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 31. p. 11-23, jan./jun. 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231171186.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017b.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

NASCIMENTO. Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

OLIVEIRA, Jurema; DIAS, Mileide. Reflexões sobre memória e oralidade em Becos da memória de Conceição Evaristo. Contexto, Vitória, n. 37, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30156. Acesso em: 20 set. 2021.

RIBEIRO, Djamila. O lugar de fala. São Paulo: Pólen Livros, 2021.

Downloads

Publicado

21/08/2023

Como Citar

Pinto, J. A., Corte, P. M., & Poleto, A. C. S. M. (2023). “MARIA, MARIA MISTURA DE DOR E ALEGRIA”: AS MEMÓRIAS DOS BECOS. Revista De Letras Norte@mentos, 16(44). https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11605

Edição

Seção

Dossiê Temático 2023/1 "As escrevivências de Conceição Evaristo: as mulheres negras no centro das narrativas"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>