A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12110Palavras-chave:
ensino de literatura, formação de professores, literatura brasileiraResumo
Neste trabalho, propomo-nos a analisar alguns caminhos percorridos para ministrar literatura no curso de Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Trata-se, pois, de um gesto de reflexão acerca de nosso fazer docente, fator que supõe um olhar aguçado para a relação entre teoria e prática. Assim, nas breves linhas que compõem nossa análise, discutiremos 1) a “natureza” da literatura; 2) o papel da literatura na formação do discente; 3) os desafios de se ensinar literatura e 4) as nossas conclusões (parciais) sobre esse estudo de caso. Para tanto, amparamo-nos no arcabouço teórico dos Estudos Literários, no pensamento de críticos como Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2010), Jacques Derrida (2014), Rildo Cosson (2021) e Terry Eagleton (2019), em sua interface com o solo das Humanidades, a partir da contribuição de estudos como os de bell hooks (1995), Milton Santos (2002), Paulo Freire (1970), entre outros.
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