A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA

Autores/as

  • Rafaela Cássia Procknov Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12110

Palabras clave:

ensino de literatura, formação de professores, literatura brasileira

Resumen

Neste trabalho, propomo-nos a analisar alguns caminhos percorridos para ministrar literatura no curso de Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Trata-se, pois, de um gesto de reflexão acerca de nosso fazer docente, fator que supõe um olhar aguçado para a relação entre teoria e prática. Assim, nas breves linhas que compõem nossa análise, discutiremos 1) a “natureza” da literatura; 2) o papel da literatura na formação do discente; 3) os desafios de se ensinar literatura e 4) as nossas conclusões (parciais) sobre esse estudo de caso. Para tanto, amparamo-nos no arcabouço teórico dos Estudos Literários, no pensamento de críticos como Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2010), Jacques Derrida (2014), Rildo Cosson (2021) e Terry Eagleton (2019), em sua interface com o solo das Humanidades, a partir da contribuição de estudos como os de bell hooks (1995), Milton Santos (2002), Paulo Freire (1970), entre outros. 

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Biografía del autor/a

  • Rafaela Cássia Procknov, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Doutora (2021) e Mestra (2014) em letras pelo Programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da Universidade de São Paulo. Especialista em Semiótica Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Graduada e Licenciada em letras, com habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo (2008). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche- PDSE (047/2017), ofertado pela CAPES, tendo realizado estágio doutoral na Universidad Andina Simón Bolívar, de agosto de 2018 a janeiro de 2019. Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, bem como de suas literaturas, do Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq/IFSP) Constelações Literárias de Autoria Negro-Africana, Afro-Latina e Afro-Brasileira.

Referencias

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Publicado

2024-05-02

Número

Sección

Artigos Estudos Literários

Cómo citar

Procknov, R. C. (2024). A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA. Revista De Letras Norte@mentos, 17(47). https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12110