OS CAMINHOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS DIFICULDADES DO ESTUDO REMOTO NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i49.12148

Palavras-chave:

letramento digital, tecnologias digitais, pandemia, ensino remoto

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa científica quanti-qualitativa realizada em uma Instituição de Ensino Superior de São Paulo, com alunos do 4º semestre do curso de Pedagogia. Buscou-se evidenciar quais foram as dificuldades de graduandos para estudar durante a pandemia, em aulas remotas e reflexões para tal contexto A teoria que apoiou a escrita do texto foram Freitas (2010), Kenski (2014) e Alves (1980), Lévy (2011), Dudeney, Hocky e Pegrum (2016) e Lemov (2021). As análises apontam que o letramento digital é necessário para uma formação inicial com resultados produtivos em um mundo cada vez mais tecnológico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • SANDRO LUIS DA SILVA, Universidade Federal de São Paulo
    Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras de Universidade Federal de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado acadêmico)
  • DEVIDE DA SILVA FONSECA, Universidade Federal de São Paulo

    Mestre em Letras pelo Programa de P´ós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Professor de língua portuguesa da escola básica.

Referências

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1980.

DUDENEY, Davin, HOCKLY, Nicky e PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Letramento digital e formação de professores. Belo Horizonte: Educação em Revista, 2010, p.335-352. v.3.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2014.

LEMOV, Doug. Ensinando na sala de aula on-line - sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal. Trad. Sandra Maria M. da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2021.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2011.

SCHMIDT, Beatriz (et alii). Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Estudos de psicologia. vol.37, Campinas: 2020. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100501&tlng=pt> Acessado em 30/12/2020.

https://www.researchgate.net/profile/Marcelo_Buzato/publication/242229367_Letramentos_Digitais_e_Formacao_de_Professores/links/5eb1ea01299bf18b95999415/Letramentos-Digitais-e-Formacao-de-Professores.pdf Acessado em 30/12/2020.

SILVA, Isa Monteiro. O professor como mediador in Caderno de Pedagogia Social. Lisboa, n. 1, 2007, p. 117-123.

Downloads

Publicado

01/09/2024

Edição

Seção

Artigos Estudos Linguísticos

Como Citar

LUIS DA SILVA, S., & DA SILVA FONSECA, D. (2024). OS CAMINHOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS DIFICULDADES DO ESTUDO REMOTO NA UNIVERSIDADE. Revista De Letras Norte@mentos, 17(49), 161-179. https://doi.org/10.30681/rln.v17i49.12148