OS CAMINHOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS DIFICULDADES DO ESTUDO REMOTO NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v17i49.12148Palabras clave:
letramento digital, tecnologias digitais, pandemia, ensino remotoResumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa científica quanti-qualitativa realizada em uma Instituição de Ensino Superior de São Paulo, com alunos do 4º semestre do curso de Pedagogia. Buscou-se evidenciar quais foram as dificuldades de graduandos para estudar durante a pandemia, em aulas remotas e reflexões para tal contexto A teoria que apoiou a escrita do texto foram Freitas (2010), Kenski (2014) e Alves (1980), Lévy (2011), Dudeney, Hocky e Pegrum (2016) e Lemov (2021). As análises apontam que o letramento digital é necessário para uma formação inicial com resultados produtivos em um mundo cada vez mais tecnológico.
Descargas
Referencias
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1980.
DUDENEY, Davin, HOCKLY, Nicky e PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Letramento digital e formação de professores. Belo Horizonte: Educação em Revista, 2010, p.335-352. v.3.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2014.
LEMOV, Doug. Ensinando na sala de aula on-line - sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal. Trad. Sandra Maria M. da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2021.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2011.
SCHMIDT, Beatriz (et alii). Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Estudos de psicologia. vol.37, Campinas: 2020. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100501&tlng=pt> Acessado em 30/12/2020.
https://www.researchgate.net/profile/Marcelo_Buzato/publication/242229367_Letramentos_Digitais_e_Formacao_de_Professores/links/5eb1ea01299bf18b95999415/Letramentos-Digitais-e-Formacao-de-Professores.pdf Acessado em 30/12/2020.
SILVA, Isa Monteiro. O professor como mediador in Caderno de Pedagogia Social. Lisboa, n. 1, 2007, p. 117-123.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Letras Norte@mentos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais