A POÉTICA CITADINA DE LUIZ RUFFATO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.12942Palavras-chave:
cidade, modernização, As máscaras singularesResumo
O trabalho faz um estudo dos poemas que projetam um olhar de desencanto sobre a cidade presentes na seção “As máscaras singulares”, do livro de título homônimo (2002) escrito por Luiz Ruffato. Observa-se em que medida o autor projeta uma perspectiva sobre a cidade como metonímia das contradições da modernidade no Brasil. Para tanto, verticaliza-se a tópica da fantasmagoria (Benjamin, 1994; Hardman, 1988) que discute a imagem obsoleta da cidade como rastro deixado pelas tentativas de sincronizar as regiões mais atrasadas do Brasil com o movimento universal da modernização. A sucessão de imagens construídas por Luiz Ruffato mostra o efeito espectral lançado sobre a cidade que sugere como as relações sociais encontram-se desterritorializadas com a voga da modernidade. A cidade passa a ser vista como um abismo no qual os sujeitos vivem a crise de um imaginário citadino pós-utópico (GOMES, 2008). Nossa hipótese, portanto, está pautada na consideração de que a cidade configurada por Luiz Ruffato em As máscaras singulares revela a perda da experiência a que o homem se encontra submetido ao mundo hodierno.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Palestra sobre lírica e sociedade. In: ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. Trad: Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.
BAUMAN, Zigmunt. Confiança e medo na cidade. Trad: Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2006.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad: Sérgio P. Rouanet; Prefácio: Jeanne M. Gagnebin. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994
BOLLE, Willi. Figsionomia da Metrópole Moderna: Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, Escrever, Esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
HARDMAN, Francisco Foot. Engenheiros, Anarquistas, Literatos: sinais da modernidade no Brasil. In: FUNDAÇÃO CASA RUI BARBOSA. CENTRO DE PESQUISAS. SETOR DE FILOLOGIA. Sobre o pré-modernismo. Rio de Janeiro: 1988.
HOSSNE, Andrea Saad. “Degradação e acumulação: considerações sobre algumas obras de Luiz Ruffato”. In: HARRISON, Marguerite Itamar. Uma cidade em camadas – ensaios sobre o romance Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Vinhedo: Editora Horizonte, 2007.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Trad: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
RICCIARDI, Giovanni. “Pedras para um mosaico”. In: HARRISON, Marguerite Itamar. Uma cidade em camadas – ensaios sobre o romance Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Vinhedo: Editora Horizonte, 2007.
RUFFATO, Luiz. As máscaras singulares. São Paulo: Boitempo, 2002.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
WALTY, Ivete Lara Camargos. “Anonimato e resistência em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato”. In: HARRISON, Marguerite Itamar. Uma cidade em camadas – ensaios sobre o romance Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Vinhedo: Editora Horizonte, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais