A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA SEMIÓTICA DISCURSIVA

Autores/as

  • Rejane Torres Santos UFNT
  • Ellyzandreia Alves de Sousa UFNT
  • Tatiara Barbosa UFNT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13227

Palabras clave:

Ensino de Literatura, Caderno Pedagógico, Práticas Pedagógicas

Resumen

Neste artigo, analisamos como as práticas pedagógicas de letramento literário, voltadas para uma perspectiva pragmática e presentes no Caderno Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA), relegam o texto literário a um plano secundário ao priorizar apenas o estudo do gênero textual. Com isso, essa abordagem instrumentaliza o ensino da literatura e acaba por apagar a centralidade do texto literário nas salas de aula, uma vez que prioriza a preparação dos alunos para avaliações padronizadas em detrimento de uma leitura mais aprofundada das obras literárias. Nessa direção, objetivamos partir da análise de uma proposta de atividade desenvolvida no Caderno a fim de propormos uma abordagem alternativa. Nossa proposta, portanto, visa (re)centralizar o texto literário por meio da obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector — utilizada na atividade em foco —, apresentando uma abordagem que valorize a subjetividade do aluno e favoreça múltiplas leituras e interpretações. Para a análise da obra e da proposta de atividade, mobilizamos a Semiótica Discursiva, teoria da significação desenvolvida por Greimas; Courtés (2016), por sua atenção aos modos como os sentidos são construídos no interior do texto e pelos sujeitos. Além desses autores, recorremos também a estudiosos que aprofundam essa abordagem teórica, como Bertrand (2003), Barros (2005) e Fiorin (1990; 2004). Nessa direção, centramos nossa atenção, especialmente, nos conceitos de tematização e figurativização, da Semiótica Discursiva, compreendidos como processos semânticos que integram a construção do percurso gerativo de sentido. A partir dessa abordagem, sugerimos estratégias que permitam ao estudante construir significados a partir de sua vivência e de sua interação com o texto.

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Biografía del autor/a

  • Rejane Torres Santos, UFNT

     Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

  • Ellyzandreia Alves de Sousa, UFNT

    Mestre em Letras pelo PROFLETRAS/ UFT (2020), doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT), possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) . Atualmente é professora do Estado de Tocantins e Maranhão (SECUC/TO e SEDUC/MA), desenvolve pesquisa sobre as políticas educacionais da educação básica (ensino médio) e seus efeitos na vida prática do estudante. Membra fundadora da Academia de Letras do Bico do Papagaio ( ALABIP) e do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO).

  • Tatiara Barbosa, UFNT

    Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - PPGLLIT/UFNT (2023), câmpus Araguaína, sendo membra da linha de pesquisa Ensino de Literatura e Letramento Literário. Mestra em Formação Docente em Práticas Educativas pela Universidade Federal do Maranhão - PPGFOPRED/UFMA (2022), câmpus Imperatriz, atuando na linha de pesquisa Pluralidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faene. Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2008) com ênfase em Português e Literatura. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação da Educação Básica (2020 a 2023). Instrutora de treinamento (2014 a 2018). Professora de Língua Espanhola da Educação Básica (2010 a 2014).

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Publicado

2025-07-21

Número

Sección

Artigos Estudos Literários

Cómo citar

Torres Santos, R., Alves de Sousa, E. ., & Barbosa, T. . (2025). A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA SEMIÓTICA DISCURSIVA. Revista De Letras Norte@mentos, 18(52), 349-370. https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13227