OUTRAS VOZES, OUTRAS VERSÕES: LEITURA, ESCRITA E TESTEMUNHO SOBRE A DITADURA BRASILEIRA EM O CORPO INTERMINÁVEL, DE CLAUDIA LAGE, E SOBRE O QUE NÃO FALAMOS, DE ANA CRISTINA BRAGA MARTES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13278Palabras clave:
literatura e testemunho, literatura e ditadura, romance brasileiro contemporâneoResumen
O trabalho aborda como os testemunhos sobre a ditadura militar brasileira são abordados nos romances O corpo interminável (2019), de Claudia Lage, e Sobre o que não falamos (2023), de Ana Cristina Braga Martes. A partir de Giorgio Agamben, Marcio Seligmann-Silva e Jeanne Marie Gagnebin, retoma-se o conceito de testemunho e a escrita literária como meio para que o sobrevivente testemunhe sobre um evento limite, no caso, o desaparecimento da mãe dos protagonistas. Através da elaboração literária, pautada em pesquisas em livros, documentários, dicionários, depoimentos e visitas a lugares de memória, os personagens Daniel e Clara são movidos a escrever desde a infância, em um trabalho de travessia do luto através da linguagem escrita. Desta maneira, aponta-se uma nova tendência narrativa nos livros analisados, que é reportada pela perspectiva dos filhos dos militantes políticos.
Descargas
Referencias
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Trad. Selvino J. Assman. São Paulo: Boitempo, 2008.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CALVEIRO, Pilar. Poder e desaparecimento. São Paulo: Boitempo, 2013.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Rumor das distâncias atravessadas”. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “O preço de uma reconciliação extorquida”. In: TELES, Edson (org.); SAFATLE, Vladimir (org.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
GINZBURG, Jaime. “Escritas da tortura”. In: TELES, Edson (org.); SAFATLE, Vladimir (org.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
LAGE, Claudia. O corpo interminável. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MARTES, Ana Maria Braga. Sobre o que não falamos. São Paulo: Editora 34, 2023.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas: Editora da Unicamp, 2023.
VIEIRA, Gabriel Carrara. Estratégias do narrador contemporâneo e a construção da experiência em “Reprodução”, de Bernardo Carvalho. In: XV ENCONTRO DA ABRALIC, 15, 2016, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016. p. 3114-3123. Disponível em: https://abralic.org.br/anais-artigos/?id=1753. Acesso em: 17/04/2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais