OS CHEIROS E CARACTERÍSTICAS DE HINDIÉ CONCEIÇÃO, PERSONAGEM SINESTÉSICA DE MILTON HATOUM

Autores/as

  • Flávia Souza IFPa
  • Hayala Araújo UFPa/ IFPa

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13346

Palabras clave:

Sinestesia, Relato de um Certo Oriente, Hindié Conceição, Milton Hatoum

Resumen

Este artigo analisa a figura de Hindié Conceição, do romance Relato de um certo Oriente (1989) de Milton Hatoum, sob a perspectiva das sinestesias que suas características geram nos demais integrantes da narrativa. Por meio de um estudo detalhado foi destacada a presença da personagem como uma força sensorial que opera como catalisadora de experiências sensoriais múltiplas — sons, cheiros, cores e texturas — que interligam os sujeitos da obra por meio de afetos e lembranças partilhadas. Ao investigar esses cruzamentos sinestésicos via estudos exploratórios baseados na verificação e análise de materiais publicados, a pesquisa explora como Hatoum utiliza as características de Hindié para aprofundar as relações presentes na obra e a relação entre sinestesia e literatura.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Flávia Souza, IFPa

    Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, campus Belém. Coordenadora do Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia e membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. Graduada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará; Mestra e Doutora em Letras - Estudos Literários, pela Universidade Federal do Pará, dentro da linha de pesquisa "Literatura: Interpretação; circulação; recepção".

  • Hayala Araújo, UFPa/ IFPa

    Graduada no curso de Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPa) e em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade da Lapa (FAEL). Especialista em Língua Portuguesa e Formação para a Carreira nos anos finais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPi). Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Pós-graduanda lato sensu em Linguagens e Artes na formação Docente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPa). Tem experiência na área de Letras com ênfase em estudos literários e possui interesse na área de educação e Literatura de temas contemporâneos.

Referencias

BENJAMIN, Walter. O narrador. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Editora Ática, 1985.

CANDIDO, Antônio. et al. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda., 1999.

ECO, Umberto. A história da feiúra. Trad. Maria João Lobo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HENRIQUES, Cláudio Cézar. Estilística e discurso: estudos produtivos sobre texto e expressividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

HEYRMAN, Hugo. First International Conference on Art and Synesthesia, Espanha. Art and Synesthesia: in search of the synesthetic experience. Espanha: Universidad de Almería, 2005. Disponível em: https://www.doctorhugo.org/synaesthesia/art/. Acesso: abril de 2024.

HERTEL, Ralf. Making sense: sense perception in the British Novel of the 1980s and 1990s. Amsterdam: Editions Rodopi, 2005.

SAGIV, Noam. Synesthesia in perspective. In: ROBERTSON, Lynn Robertson; SAGIV, Noam (Ed.). Synesthesia: Perspectives from cognitive neuroscience. Oxford: Oxford University Press, 2005. p. 3-9.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de Texto: Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 2001.

REIS, Carlos; LOPES, Ana. Cristina. Dicionário de Narratologia. São Paulo: Editora Ática, 1988.

RIMBAUD, Arthur; GARTRELL, Michael. Rimbaud: Poesias e Poemas em Prosa Selecionados. São Paulo: 2016.

SACKS, Oliver. Alucinações musicais – relatos entre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SOUSA, Maria das Neves. Sinestesia e Indeterminação na poesia rimbaudiana traduzida para o português. Ceará, 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Centro de Humanidades, UECE.

Publicado

2025-07-21

Número

Sección

Artigos Estudos Literários

Cómo citar

Souza, F., & Araújo, H. (2025). OS CHEIROS E CARACTERÍSTICAS DE HINDIÉ CONCEIÇÃO, PERSONAGEM SINESTÉSICA DE MILTON HATOUM. Revista De Letras Norte@mentos, 18(52), 337-348. https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13346