DISTOPIAS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM CLUBE DE LEITURA E PRODUÇÃO DE ZINES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13402Palabras clave:
distopia, literatura, clube do livro, zineResumen
O presente artigo apresenta o relato de duas experiências pedagógicas realizadas com estudantes do ensino médio, tendo como eixo central o trabalho com o subgênero literário distopia. As iniciativas foram desenvolvidas na Escola SESI Eraldo Giacobbe, em Pelotas-RS, e buscaram promover o hábito da leitura, a reflexão crítica e a produção de escrita criativa, utilizando a literatura como ferramenta para esse processo. O primeiro projeto, intitulado “Apocalípticos e Integrados: um clube de leitura de distopias”, consistiu na criação de um clube do livro com foco na leitura e discussão de obras distópicas clássicas. Realizado de forma online ao longo do ano de 2021, durante a pandemia de COVID-19, o clube promoveu encontros regulares que incentivaram o pensamento crítico, utilizando a literatura distópica para refletir sobre questões sociais importantes. O segundo projeto, “Zine Distópico: instigando reflexões sociais por meio de textos distópicos”, está sendo desenvolvido desde 2023 e busca fomentar a produção artística trabalhando com a temática das distopias. A partir de discussões teóricas sobre obras distópicas, os participantes criam zines nos quais compartilham suas criações literárias e artísticas. O presente artigo relata as metodologias utilizadas, os desafios enfrentados e os resultados alcançados com os projetos, destacando como o trabalho com distopias contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico nos estudantes, destacando o papel da literatura como ferramenta pedagógica para conectar os jovens a questões sociais e culturais, promovendo um ensino mais significativo e transformador.
Descargas
Referencias
BOOKER, M. Keith. Dystopian literature: A theory and research guide. Wesport, CT: Greenwood Press, 1994.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-191.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DEWEY, John. Meu credo pedagógico, 1897. In: D'ÁVILA, Antônio. Pedagogia: teoria e prática, Vol. 1. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1954.
SPINELLI, Luiz. A jornada do anti-herói no romance distópico contemporâneo ou o Prometeu pós-moderno. Rio Grande, RS: Yaguarú, 2024.
FREIRE, Paulo.; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
KOPP, 2011. Comunicação e mídia na literatura distópica de meados do século 20: Zamiatin, Huxley, Orwell, Vonnegut e Bradbury. Tese (Doutorado em Comunicação Social) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4473/1/433625.pdf>. Acesso em: 07 dezembro 2024.
SOUZA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2025.
TOKARNIA, Mariana. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. Agência Brasil, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos. Acesso em: 25 jan. 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais