A DOCUMENTAÇÃO DE MISTURA NOS DADOS DO PORTUGUÊS FALADO NO PARANÁ CAIPIRA E NO NORTE DE MATO GROSSO

Autores

  • Fernando Hélio Tavares de Barros
  • Grasiela Veloso dos Santos Heidmann
  • Neusa Inês Philippsen

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6529

Palavras-chave:

mistura, estudo do léxico, Geolingüística, Norte mato-grossense

Resumo

Usual no português caipira e em outras variedades do português brasileiro, a lexia mistura é denominação para a guarnição que acompanha, no prato, o tradicional “feijão com arroz”. Esse estudo tem por objetivo a sua documentação no repertório do português falado em duas regiões brasileiras: o Oeste do Paraná e o Norte de Mato Grosso. A metodologia empregada é a da Geolinguística pluridimensional e relacional (RADTKE e THUN, 1996). Foram entrevistados 21 informantes no total com um questionário aplicado em 5 pontos de inquéritos. A forma é espontânea em todos os pontos e entre alguns informantes, ela possui diferença em seu conteúdo semântico. Na fala dos informantes do port. gaúcho, no entanto, aparenta ser um caso de empréstimo vindo dos vizinhos falantes do port. caipira e nordestino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Hélio Tavares de Barros

Doutor em Linguística pela Universidade de Bremen (Alemanha), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Campus Sinop-MT).

Grasiela Veloso dos Santos Heidmann

Doutora e Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SECITECI).

Neusa Inês Philippsen

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Curso de Letras) – Campus Universitário de Sinop.

Downloads

Publicado

06/09/2022

Como Citar

Tavares de Barros, F. H., Veloso dos Santos Heidmann, G., & Philippsen, N. I. . (2022). A DOCUMENTAÇÃO DE MISTURA NOS DADOS DO PORTUGUÊS FALADO NO PARANÁ CAIPIRA E NO NORTE DE MATO GROSSO. Revista De Letras Norte@mentos, 15(39). https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6529

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>