MODELIZAÇÃO TEÓRICA DO GÊNERO: A CARTA DE RECLAMAÇÃO COMO OBJETO SOCIAL DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros
  • Samandra de Andrade Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6536

Palavras-chave:

interacionismo sociodiscursivo, modelo teórico, carta de reclamação

Resumo

Este trabalho ancora-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e tem como objetivo apresentar resultados da modelização teórica (BARROS, 2012b) do gênero carta de reclamação. O modelo teórico é apresentado em duas etapas: estudos sobre a carta de reclamação e descrição analítica com base em um corpus representativo do gênero: cinco cartas publicadas em diversos suportes textuais. Este trabalho justifica-se pela necessidade de se explicitar o funcionamento de gêneros de referência para o ensino da língua portuguesa.

Downloads

Biografia do Autor

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros

    Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS). Universidade Estadual do Norte do Paraná (Campus Cornélio Procópio). Doutora em Estudos da linguagem.

  • Samandra de Andrade Corrêa

    Mestre em Ensino (PPGEN) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Downloads

Publicado

06/09/2022

Como Citar

Merlin Deganutti de Barros, E. ., & de Andrade Corrêa, S. (2022). MODELIZAÇÃO TEÓRICA DO GÊNERO: A CARTA DE RECLAMAÇÃO COMO OBJETO SOCIAL DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Letras Norte@mentos, 15(39). https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6536