MODELIZAÇÃO TEÓRICA DO GÊNERO: A CARTA DE RECLAMAÇÃO COMO OBJETO SOCIAL DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros
  • Samandra de Andrade Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6536

Palavras-chave:

interacionismo sociodiscursivo, modelo teórico, carta de reclamação

Resumo

Este trabalho ancora-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e tem como objetivo apresentar resultados da modelização teórica (BARROS, 2012b) do gênero carta de reclamação. O modelo teórico é apresentado em duas etapas: estudos sobre a carta de reclamação e descrição analítica com base em um corpus representativo do gênero: cinco cartas publicadas em diversos suportes textuais. Este trabalho justifica-se pela necessidade de se explicitar o funcionamento de gêneros de referência para o ensino da língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS). Universidade Estadual do Norte do Paraná (Campus Cornélio Procópio). Doutora em Estudos da linguagem.

Samandra de Andrade Corrêa

Mestre em Ensino (PPGEN) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

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Publicado

06/09/2022

Como Citar

Merlin Deganutti de Barros, E. ., & de Andrade Corrêa, S. (2022). MODELIZAÇÃO TEÓRICA DO GÊNERO: A CARTA DE RECLAMAÇÃO COMO OBJETO SOCIAL DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Letras Norte@mentos, 15(39). https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6536