M. PÊCHEUX E SUA TEORIA NÃO-SUBJETIVA DA SUBJETIVIDADE: (RE)VISITANDO OS CONCEITOS DE LÍNGUA, IDEOLOGIA & INCONSCIENTE NA CONSTITUIÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA (AD)

Autores

  • Hélder Sousa SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v4i8.6772

Resumo

O presente ensaio se propõe a analisar e discutir algumas das especificidades epistemológicas que definem o projeto pecheutiano de uma semântica discursiva. Para conseguirmos aduzir isso aqui, (con)centramos nossas atenções em três pontos que definem bem tal projeto: as noções de língua, ideologia e inconsciente em AD. Todas as observações que daí cuidamos por (re)construir tiveram na teoria marxista materialista bases teóricas sólidas para a análise que M. Pêcheux (1995) (des)envolve em Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio sobre o que designa de processos discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13/09/2012

Como Citar

SANTOS, H. S. (2012). M. PÊCHEUX E SUA TEORIA NÃO-SUBJETIVA DA SUBJETIVIDADE: (RE)VISITANDO OS CONCEITOS DE LÍNGUA, IDEOLOGIA & INCONSCIENTE NA CONSTITUIÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA (AD). Revista De Letras Norte@mentos, 4(8). https://doi.org/10.30681/rln.v4i8.6772