A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO

Autores

  • Cláudia Hilsdorf ROCHA

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v2i4.6817

Resumo

Há muito as interações no ensino-aprendizagem de línguas têm sido objeto de investigação, tendo prevalecido a visão da aula como interação face a face ou como conversação (MOITA LOPES, 2001). Da mesma forma, tem sido crescente o interesse de pesquisadores sobre a qualidade das interações promovidas na aula de línguas estrangeiras para crianças, com vistas à formação global do aluno. Orientado por uma perspectiva discursiva de linguagem e pela compreensão do ensino-aprendizagem como um processo de natureza colaborativa e socioculturalmente marcada, este artigo visa à análise de uma aula de inglês no 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior paulista. Para tanto, toma-se como norte a abordagem discursiva de Batista (1997) frente à organização das interações e discursos na aula, atrelada à ferramenta de análise proposta por Schneuwly, Cordeiro e Dolz (2005), denominada Sinopse.

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Publicado

23/11/2012

Como Citar

ROCHA, C. H. (2012). A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO. Revista De Letras Norte@mentos, 2(4). https://doi.org/10.30681/rln.v2i4.6817