DUAS SEQUÊNCIAS ALENTEJANAS: ÉTICA E ESTÉTICA NOS CONTOS MARIA ALTINHA E MESTRE FINEZAS, DE MANUEL DA FONSECA

Autores

  • Fernando de Moraes GEBRA
  • Fernando Antônio MACHADO

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v6i11.6871

Resumo

O presente artigo parte da perspectiva de João Luiz Lafetá acerca do estudo da história literária e dométodo de interpretação dialeticamente íntegra de Antonio Candido, além de seguir algunspressupostos da Semiótica Greimasiana, para a análise de dois contos do livro Aldeia Nova (1942),de Manuel da Fonseca (1911-1993). É possível estabelecer o posicionamento ideológico do autoracerca da estrutura política portuguesa da época, pois as estruturas fundamentais dos textosindicam, no caso de Maria Altinha, a necessidade de findar a realidade opressora que atinge asociedade e, no caso de Mestre Finezas, a necessidade de valorização da elite cultural portuguesa.

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Publicado

03/07/2013

Como Citar

GEBRA, F. de M., & MACHADO, F. A. (2013). DUAS SEQUÊNCIAS ALENTEJANAS: ÉTICA E ESTÉTICA NOS CONTOS MARIA ALTINHA E MESTRE FINEZAS, DE MANUEL DA FONSECA. Revista De Letras Norte@mentos, 6(11). https://doi.org/10.30681/rln.v6i11.6871