AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Luzia Aparecida Oliva dos Santos
  • Miguel Rodrigues de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i18.7142

Resumo


O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido com HQs na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, Sinop-MT, no Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na concepção sociointeracionista da Língua, com enfoque nos multiletramentos e nas novas tecnologias da informação. A seleção do referido tema deve-se ao fato de que as HQs fazem parte do gosto natural dos educandos, são adequadas ao estudo de diferentes assuntos, pois apresentam linguagem articulada com a escrita e a imagem. As atividades desenvolvidas e os aspectos observados demonstraram resultados satisfatórios em relação aos alunos envolvidos, como a ampliação do nível de escrita e leitura, de oralidade, da articulação entre escrita e imagem e produção de Histórias em Quadrinhos. Assim, o trabalho com as HQs no ambiente escolar, em conjunto com as novas tecnologias, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, demonstrando que todas as iniciativas com o propósito de potencializar o uso das diferentes linguagens são bem-vindas ao espaço escolar, tendo em vista a busca por uma educação de melhor qualidade.

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Publicado

30/05/2016

Como Citar

dos Santos, L. A. O., & de Oliveira, M. R. (2016). AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL. Revista De Letras Norte@mentos, 9(18). https://doi.org/10.30681/rln.v9i18.7142