AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v9i18.7142Resumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido com HQs na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, Sinop-MT, no Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na concepção sociointeracionista da Língua, com enfoque nos multiletramentos e nas novas tecnologias da informação. A seleção do referido tema deve-se ao fato de que as HQs fazem parte do gosto natural dos educandos, são adequadas ao estudo de diferentes assuntos, pois apresentam linguagem articulada com a escrita e a imagem. As atividades desenvolvidas e os aspectos observados demonstraram resultados satisfatórios em relação aos alunos envolvidos, como a ampliação do nível de escrita e leitura, de oralidade, da articulação entre escrita e imagem e produção de Histórias em Quadrinhos. Assim, o trabalho com as HQs no ambiente escolar, em conjunto com as novas tecnologias, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, demonstrando que todas as iniciativas com o propósito de potencializar o uso das diferentes linguagens são bem-vindas ao espaço escolar, tendo em vista a busca por uma educação de melhor qualidade.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
30/05/2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Revista de Letras Norte@mentos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais
Como Citar
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL. (2016). Revista De Letras Norte@mentos, 9(18). https://doi.org/10.30681/rln.v9i18.7142