O PROCESSO DE ROTULAÇÃO NA DINÂMICA ARGUMENTATIVA DO TEXTO: UMA ANÁLISE SOCIOCOGNITIVA

Autores

  • Marco Antonio Rosa Machado Universidade Estadual de Goiás (UEG - Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas)
  • Arnaldo Rodrigues de Lima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7144

Resumo

Este artigo apresenta a análise de um mecanismo de referenciação que se dá pelo uso de expressões nominais rotuladoras . Isso é feito a partir de um paradigma sociocognitivo em que se pressupõe que os textos não dependem apenas de características textuais para se realizarem social e historicamente e que os interlocutores desempenham atividades sociointeracionais e dialógicas. Com o objetivo de entender melhor o funcionamento dos rótulos analisamos a ocorrência desse fenômeno em um corpus de dez textos jornalísticos. E a partir da análise desses dados traçamos uma breve discussão sobre a funcionalidade dos rótulos, sobretudo, os avaliativos na organização, progressão e produção de sentido no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Rosa Machado, Universidade Estadual de Goiás (UEG - Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas)

Docente de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre e doutorando em Linguístia pela Unicamp.

Arnaldo Rodrigues de Lima, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestrando em Linguística pela Unicamp.

Downloads

Publicado

23/06/2017

Como Citar

Machado, M. A. R., & Lima, A. R. de. (2017). O PROCESSO DE ROTULAÇÃO NA DINÂMICA ARGUMENTATIVA DO TEXTO: UMA ANÁLISE SOCIOCOGNITIVA. Revista De Letras Norte@mentos, 10(22). https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7144