MÍDIA, HUMOR E PRECONCEITO: PROGRAMA HUMORÍSTICO ZORRA TOTAL COMO ALIMENTADOR DE PRECONCEITOS

Autores

  • Neusa Inês Philippsen
  • Andressa Batista Farias

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7199

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida no Projeto Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso (DIVALIMT). O estudo traz como principal propósito mostrar de que forma o programa humorístico Zorra Total, produzido e transmitido até o início de 2015 pela emissora de televisão Rede Globo, promoveu e disseminou preconceitos acerca de distintas temáticas: étnica, econômica, social, cultural e linguística. Para apreender estes preconceitos disseminados por este canal midiático, tecemos considerações analíticas sobre o corpus a partir da escolha de dois quadros deste programa de humor, intitulados “Carretel e Lucicreide” e “Adelaide e Briti Spriti”, os quais, dentre outros, são carregados de estereótipos que emergem nas variedades linguísticas, nos aspectos físicos, nas discriminações social, cultural e étnica. A análise desse material pautou-se sobre um estudo crítico do programa a partir dos quadros escolhidos, com a seleção de 2 (dois) episódios, sendo 1 (um) de cada quadro humorístico.

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Publicado

06/10/2016

Como Citar

MÍDIA, HUMOR E PRECONCEITO: PROGRAMA HUMORÍSTICO ZORRA TOTAL COMO ALIMENTADOR DE PRECONCEITOS. (2016). Revista De Letras Norte@mentos, 9(20). https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7199