LUTA, AMOR E INSENSATEZ: RELEITURAS DO MITO LITERÁRIO DO CAVALEIRO ANDANTE

Autores

  • Sara Gabriela Simião Aluna do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Letras da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP-Assis)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i28.7377

Resumo

A obra Orlando Furioso (1532), de Ludovico Ariosto, foi uma das primeiras a romper com o modelo do mito do cavaleiro andante, transformando o protagonista Orlando que, por causa de sua obsessão por Angelica, despe-se e torna-se louco. Esta insensatez também é encontrada na obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha (1605), que por sinal, dialoga com Ariosto. Porém, desta vez, é o protagonista que escolhe ser louco, visando fugir da sua realidade pouco satisfatória. O objetivo deste trabalho é comparar essas personagens, tendo por base o mito literário do cavaleiro andante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Gabriela Simião, Aluna do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Letras da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP-Assis)

É graduada em Letras, português-italiano, junto à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou a pesquisa de iniciação científica "Giorgio Manganelli e a concepção de livros paralelos", com bolsa CNPq-Reitoria/Unesp. É mestre em Letras pela mesma instituição, onde defendeu a dissertação "O maravilhoso mundo das novelas de cavalaria: uma leitura de Orlando furioso", com bolsa CAPES. Atualmente, junto à mesma instituição, realiza uma pesquisa de doutorado sobre as relações existentes entre "Orlando furioso" e "Dom Quixote de la Mancha". Voltou ao curso de Letras com o intuito de obter a licenciatura em língua inglesa. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Italiana; Paródia; Intertextualidade; Novelas de Cavalaria; Fantástico/Maravilhoso; Língua Italiana.

Downloads

Publicado

27/01/2019

Como Citar

Simião, S. G. (2019). LUTA, AMOR E INSENSATEZ: RELEITURAS DO MITO LITERÁRIO DO CAVALEIRO ANDANTE. Revista De Letras Norte@mentos, 12(28). https://doi.org/10.30681/rln.v12i28.7377