PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Jubileia Mendes de Matos Coelho Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Dánie Marcelo de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7397

Resumo

Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar as práticas de letramento, desenvolvidas por um grupo deprofessores em formação do curso de Letras de uma universidade pública, em estágio supervisionado,sob a perspectiva dos estudos de letramento. O referencial teórico abarca a perspectiva dos letramentose formação de professores de inglês para as diferenças na escola pública. Metodologicamente, esteestudo se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista. Os principaisinstrumentos de geração de dados foram filmagem e transcrição de aulas e entrevistas, atividadesdesenvolvidas em sala de aula e observação participativa. O resultado aponta que os estagiáriosdesenvolveram práticas de ensino ora reproduzindo uma educação mais tradicional, ora procurandodesenvolver atividades de prática de letramentos, comportamento que evidencia a complexidade e ascontradições da aprendizagem dos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jubileia Mendes de Matos Coelho, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Secretaria deEducação do Estado de Mato Grosso.

Dánie Marcelo de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de MatoGrosso, Câmpus Cuiabá.

Downloads

Publicado

15/10/2018

Como Citar

Coelho, J. M. de M., & de Jesus, D. M. (2018). PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7397