TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA

Autores

  • Simone de Souza Naedzold Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Leandra Ines Seganfredo Santos Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7406

Resumo

Este texto visa refletir sobre o conceito de Transposição Didática de Chevallard (2009), naformação docente. Pretende-se ponderar sobre a internalização/aprendizagem do conceito pelosprofessores e a ação destes em sala de aula na movimentação/transição entre os saberes sábios/aensinar/ensinados, e sua relação com a noosfera, conforme as etapas da Transposição e asimplicações que as atividades determinam, até a construção de conhecimentos pelos estudantes.Analisamos como corpus o “Orientativo Sala de Educador 2015”, documento base da formaçãodocente do ensino público em Mato Grosso. O quadro teórico-metodológico está composto deautores como Chevallard, Halté, Petitjean, dentre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone de Souza Naedzold, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Mestra em estudos de linguagens e letramentos – PROFLETRAS (UNEMAT/Sinop). Especialista emDidática do Ensino Superior (UNIC/Sinop). Graduada em Letras – Línguas Portuguesa e Espanhola e suas
    respectivas literaturas (UFSC). Professora concursada da rede estadual de Mato Grosso (Sinop/MT).
  • Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) na UNESP (Rio Preto) e Pós-doutora emLinguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). Professora concursada na Universidade do Estadode Mato Grosso - UNEMAT. Atua na Graduação e nos programas de pós-graduação stricto sensu emLinguística e PROFLETRAS.

Downloads

Publicado

15/10/2018

Como Citar

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7406

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2