ANÁLISE DE UMA PROPAGANDA A PARTIR DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL COMO ALICERCE PARA A METAFUNÇÃO INTERPESSOAL

Autores

  • Neide Araújo Castilho Teno
  • Elza Sabino da Silva Bueno
  • Cícero Barros Feitosa Filho

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7550

Resumo

Este estudo constituiu uma proposta da disciplina Texto e Ensino, ministrada no Programa de Mestrado Profissional em Letras-Profletras, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade de Dourados/MS, no ano de 2019.  A experiência que ora descrevemos tem a finalidade de realizar a leitura dos recursos semióticos de uma peça publicitária, sob a ótica da metafunção interpessoal. Os estudos foram fundamentados na visão Sistêmico-Funcional de Kress e Van Leeuwen (2006), Rojo (2012), entre outros estudiosos. As experiências vivenciadas neste estudo proporcionaram contribuições tanto teóricas como práticas acerca da semiótica visual e social e da produção de sentidos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neide Araújo Castilho Teno
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Letras Profissional-PROFLETRAS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Dra. em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com formação em Pedagogia/Letras/Linguística. Pesquisadora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Letras e Letras Profissional-PROFLETRAS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Coordenadora do projeto de pesquisa Memorias de Professores: diálogos sobre o letramento e o ensino da língua portuguesa.
  • Elza Sabino da Silva Bueno
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Letras Profissional-PROFLETRAS – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Dra. em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita /UNESP. Colaboradora do projeto de pesquisa Memorias de Professores: diálogos sobre o letramento e o ensino da língua portuguesa.
  • Cícero Barros Feitosa Filho
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional-PROFLETRAS – UEMS – Unidade de Dourados/MS. Docente na Escola Modelo Municipal Remy Archer – Codó-MA. Colaborador no projeto de pesquisa Memórias de Professores: diálogos sobre o letramento e o ensino da língua portuguesa.  Bolsista Capes/2019.

Downloads

Publicado

13/07/2020

Como Citar

ANÁLISE DE UMA PROPAGANDA A PARTIR DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL COMO ALICERCE PARA A METAFUNÇÃO INTERPESSOAL. (2020). Revista De Letras Norte@mentos, 13(32). https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7550