LETRAMENTOS VISUAIS: O USO DE RECURSOS VISUAIS NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIBRAS POR ALUNOS SURDOS

Autores

  • Fábio Rodrigues dos Santos
  • Carlos Alberto Matias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7557

Resumo

Essa pesquisa teve como proposta verificar os efeitos do uso recursos visuais no processo de produção de textos em Libras por alunos surdos na perspectiva de processos de letramentos visuais, haja vista que, as informações são trocadas não por meio oral-auditivo, mas pelo canal gestual-visual. A pesquisa foi realizada com 10 (dez) alunos surdos do Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez, Maceió – AL. Ao final da pesquisa pode-se constatar uma melhor compreensão das temáticas, produções sinalizadas mais coesas e extensas e ampliação de vocabulário tanto em Libras quanto em língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rodrigues dos Santos

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando pelo mesmo programa. Maceió - Alagoas.

Carlos Alberto Matias de Oliveira

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió - Alagoas.

Downloads

Publicado

13/07/2020

Como Citar

dos Santos, F. R., & de Oliveira, C. A. M. (2020). LETRAMENTOS VISUAIS: O USO DE RECURSOS VISUAIS NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIBRAS POR ALUNOS SURDOS. Revista De Letras Norte@mentos, 13(32). https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7557