O EFEITO CORONELISTA NA BAHIA E NO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

  • Claudemir dos Santos Silva
  • Érika Maria Asevedo Costa
  • Nadia P. da Silva Gonçalves de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7558

Resumo

Na República Velha, o coronelismo foi uma das bases fundamentais do domínio oligárquico com raízes profundas na tradição patriarcal brasileira. A política era comandada pelos grandes proprietários, autoridades da região, a quem todos deviam favores e obediência. Mas, e nos dias atuais? Há um coronelismo político vigente em pleno século XXI? Nesse sentido, pretendemos identificar e analisar, na atualidade, o efeito coronelista na Bahia e no Maranhão, a partir da mídia impressa e online, pela via da memória discursiva. Para tal empreendimento, a Análise do Discurso de linha francesa (AD), fundada por Michel Pêcheux, será o dispositivo teórico e analítico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir dos Santos Silva

Doutorando do Curso em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), bolsista FACEPE. Recife, Pernambuco, Brasil.

Érika Maria Asevedo Costa

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Professora universitária da UNINASSAU do curso de Letras. Recife, Pernambuco, Brasil.

Nadia P. da Silva Gonçalves de Azevedo

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP). Recife, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

13/07/2020

Como Citar

Silva, C. dos S., Costa, Érika M. A., & de Azevedo, N. P. da S. G. (2020). O EFEITO CORONELISTA NA BAHIA E NO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Revista De Letras Norte@mentos, 13(32). https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7558