O EFEITO CORONELISTA NA BAHIA E NO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

  • Claudemir dos Santos Silva
  • Érika Maria Asevedo Costa
  • Nadia P. da Silva Gonçalves de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7558

Resumo

Na República Velha, o coronelismo foi uma das bases fundamentais do domínio oligárquico com raízes profundas na tradição patriarcal brasileira. A política era comandada pelos grandes proprietários, autoridades da região, a quem todos deviam favores e obediência. Mas, e nos dias atuais? Há um coronelismo político vigente em pleno século XXI? Nesse sentido, pretendemos identificar e analisar, na atualidade, o efeito coronelista na Bahia e no Maranhão, a partir da mídia impressa e online, pela via da memória discursiva. Para tal empreendimento, a Análise do Discurso de linha francesa (AD), fundada por Michel Pêcheux, será o dispositivo teórico e analítico

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudemir dos Santos Silva
    Doutorando do Curso em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), bolsista FACEPE. Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Érika Maria Asevedo Costa
    Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Professora universitária da UNINASSAU do curso de Letras. Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Nadia P. da Silva Gonçalves de Azevedo
    Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP). Recife, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

13/07/2020

Como Citar

O EFEITO CORONELISTA NA BAHIA E NO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. (2020). Revista De Letras Norte@mentos, 13(32). https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7558