ESTRUTURAS INTERROGATIVAS POLARES E INFORMACIONAIS NA LÍNGUA TENETEHÁRA-GUAJAJARA (TUPÍ-GUARANÍ)

Autores

  • Quesler Fagundes Camargos
  • Ricardo Campos Castro
  • Sebastião Bento de S. Lima Guajajára

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i33.7625

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as propriedades gramaticais das estruturas interrogativas polares e informacionais na língua Tenetehára-Guajajára (família Tupí-Guaraní). Em termos metodológicos, o trabalho fundamenta-se principalmente no levantamento de dados linguísticos por meio de elicitações de sentenças e transcrição de narrativas orais. Como resultado, nota-se que, além dos padrões entonacionais da língua, as perguntas polares utilizam as partículas ra’a, aipo e ru’u, com a função de denotar dúvida sobre o conteúdo enunciado. Nas perguntas informacionais, por sua vez, além das partículas de dúvida, a língua dispõe dos pronomes interrogativos amo “quem” e ma’e “que”, os quais possuem as propriedades semânticas [+humano] e [-humano], respectivamente. A língua utiliza também o pronome interrogativo màràn “quanto” para denotar perguntas a respeito da quantidade relativa a determinado referente. Ademais, este pronome coocorre com a posposição zàwe “como” e com o complementizador mehe “quando”, para questionar o modo e a razão associados ao enunciado. O pronome interrogativo ma’enugar “qual (de um conjunto)”, por sua vez, é o expediente gramatical pelo qual construções que exibem a propriedade de exaustividade se realizam, o que caracteriza as perguntas identificacionais na língua. Por fim, neste artigo, são discutidas estruturas interrogativas indiretas, as quais, em termos morfossintáticos, estão contidas em sentenças afirmativas e imperativas.

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Biografia do Autor

Quesler Fagundes Camargos

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ricardo Campos Castro

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sebastião Bento de S. Lima Guajajára

Professor indígena bilíngue de Educação Infantil na Pré-Escola Indígena Cacique Virgulino Bento e Diretor Geral da Unidade Integrada da Educação Escolar Indígena Djalma Marize Filho, as quais estão localizadas na aldeia Morro Branco, Terra Indígena Morro Branco. É Professor do Magistério Indígena formado pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.

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Publicado

18/11/2020

Como Citar

Camargos, Q. F., Castro, R. C., & Guajajára, S. B. de S. L. (2020). ESTRUTURAS INTERROGATIVAS POLARES E INFORMACIONAIS NA LÍNGUA TENETEHÁRA-GUAJAJARA (TUPÍ-GUARANÍ). Revista De Letras Norte@mentos, 13(33). https://doi.org/10.30681/rln.v13i33.7625