INTELECTUAIS, MINORIAS E IMAGENS DA FLORESTA AMAZÔNICA NO ROMANCE O FIM DO TERCEIRO MUNDO, DE MÁRCIO DE SOUZA, E NO FILME O ABRAÇO DA SERPENTE, DE CIRO GUERRA

Autores

  • Henrique Roriz Aarestrup Alves

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7649

Resumo

Este trabalho analisa as relações entre intelectuais, minorias e as imagens da selva presentes nas obras O fim do terceiro mundo, de Márcio de Souza e O abraço da serpente, de Ciro Guerra. Investiga-se, assim, os modos de imaginar a selva e seus significados, bem como seus habitantes, as visões externas, do estrangeiro, do colonizador ou do amante platônico da floresta. Conhecer a Amazônia a partir dessas obras proporciona, principalmente, compreender a floresta em diferentes épocas e espaços, estabelecendo uma relação entre o local e o universal que envolve, direta e indiretamente, questões identitárias, interculturais, geográficas, políticas e econômicas.

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Publicado

16/01/2021

Como Citar

INTELECTUAIS, MINORIAS E IMAGENS DA FLORESTA AMAZÔNICA NO ROMANCE O FIM DO TERCEIRO MUNDO, DE MÁRCIO DE SOUZA, E NO FILME O ABRAÇO DA SERPENTE, DE CIRO GUERRA. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 13(34). https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7649