MACHADO DE ASSIS E A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: DIÁLOGOS NO GRANDE TEMPO A PARTIR DO CONTO “TEORIA DO MEDALHÃO”
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7716Resumo
Neste artigo buscamos estabelecer aproximações entre duas distintas culturas: a do Século XIX e a do Século XXI, a partir da análise do conto de Machado de Assis, “Teoria do Medalhão”. Para isso, buscamos o diálogo do texto machadiano com a crítica literária contemporânea através das reflexões de Guy Debord na obra Sociedade do Espetáculo, de Paula Sibília em O Show do Eu: a intimidade como espetáculo e de Mikhail Bakhtin com o conceito de “grande tempo” em tradução de Paulo Bezerra. Por meio dessa interlocução, visamos ampliar a construção de sentidos na leitura literária e encontrar a atualidade do conto machadiano dois séculos depois de sua criação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais