OS PERCURSOS DA MEMÓRIA E IDENTIDADE NA OBRA SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA DE SYLVIA ORTHOF

Autores

  • Silvana Augusta Barbosa Carrijo Universidade Federal de Goiás-RC/UFCAT em implantação
  • Fabrícia dos Santos Silva Martins Universidade Federal de Goiás-RC/UFCAT em implantação
  • Lilian Rosa Aires Carneiro Universidade Federal de Goiás-RC/UFCAT em implantação

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7721

Resumo

Tencionamos nesse estudo realizar uma análise crítica de Se a memória não me falha, obra em que Sylvia Orthof se aventura na escrita de si e de suas experiências de vida. Propomo-nos uma apreciação da narrativa, perpassando por questões como identidade e memória (individual e coletiva), sendo essa última um exercício de preservação, retomada e reconstrução das experiências vividas através do resgate memorialístico. Acessaremos, para tanto, pressupostos teóricos de Pollak (1992), Klinger (2007), Lejeune (2008) e Xavier (2013) analisando como, através da linguagem, as identidades se delineiam, auxiliando na construção e manutenção da história de um indivíduo, grupo ou povo.


Palavras chave: Identidade, memória, resgate, Sylvia Orthof.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvana Augusta Barbosa Carrijo, Universidade Federal de Goiás-RC/UFCAT em implantação

    Silvana Augusta Barbosa Carrijo possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (1995), Mestrado em Letras e Lingüística (2003), Doutorado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2009), sob orientação da Profa. Dra. Maria Zaira Turchi e Pós-Doutorado na UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2014), sob supervisão do Prof. João Luís Ceccantini. Como parte das atividades de doutoramento, realizou Estágio de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-Fr, sob supervisão do Prof. Jacques Leenhardt. Como parte das atividades de pós-doutoramento, realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela-ES, sob supervisão da Profa. Dra. Blanca-Ana Roig Rechou. É Professora Associada III da Universidade Federal de Goiás - Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística - Regional Catalão, atuando nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado). É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais especializados. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil; literatura juvenil; imaginário, ficção, memória, literatura de autoria feminina, gênero (gender).

  • Fabrícia dos Santos Silva Martins, Universidade Federal de Goiás-RC/UFCAT em implantação
    Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG-RC/UFCAT em implantação). Mestre em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG-RC). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás/SEDUCE. Graduada em Letras/português pela UFG/RC. É membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa EDULE - Educação, Leitura e Escrita (UFG).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários atuando principalmente com os temas Literatura infantil e juvenil, gênero (gender), literatura de autoria feminina e identidade.
  • Lilian Rosa Aires Carneiro, Universidade Federal de Goiás-RC/UFCAT em implantação

    Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG-RC). Mestra em Estudos da Linguagem, possui Especialização em Letras - Leitura e Ensino e graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2003). É membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa EDULE - Educação, Leitura e Escrita (UFG). Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão na Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários.

Downloads

Publicado

24/02/2022

Como Citar

OS PERCURSOS DA MEMÓRIA E IDENTIDADE NA OBRA SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA DE SYLVIA ORTHOF. (2022). Revista De Letras Norte@mentos, 15(38). https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7721