INTERNACIONALIZAR A PESQUISA É PRECISO; PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ADICIONAIS NÃO É PRECISO? UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Rafael Vetromille-Castro Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Marilia Lima Santos Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Ândria Pintado dos Santos Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.7726

Palavras-chave:

internacionalização, leitura, escrita

Resumo

No Ensino Superior brasileiro, percebe-se crescente incentivo para ministrar disciplinas em outras línguas, e também para divulgação científica em periódicos internacionais. Neste cenário, este artigo tem como objetivo verificar ações direcionadas à formação linguística de pós-graduandos de determinada instituição nos regimentos e currículos de programas com conceitos 5, 6 e 7. Apresentamos os conceitos de internacionalização e internacionalização em casa, bem como o contexto institucional da universidade em questão; analisamos regimentos e currículos, listando e classificando ações voltadas à formação linguística. Constatamos que, apesar da exigência de proficiência em língua estrangeira, não há o devido preparo dos alunos para tal.

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Biografia do Autor

Rafael Vetromille-Castro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Marilia Lima Santos, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras e bacharela em Relações Internacionais pela UFPel.

Ândria Pintado dos Santos, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

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Publicado

30/09/2023

Como Citar

Vetromille-Castro, R., Lima Santos, M., & Pintado dos Santos, Ândria. (2023). INTERNACIONALIZAR A PESQUISA É PRECISO; PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ADICIONAIS NÃO É PRECISO? UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista De Letras Norte@mentos, 16(45). https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.7726