A PROBLEMÁTICA DE SER MULHER: UMA REPRESENTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM DESONRA, DE J. M. COETZEE

Autores

  • Luciane de Lima Paim Universidade Federal de Santa Maria - Doutorado em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. PPGL/UFSM
  • Ana Paula Cabrera Universidade Federal de Santa Maria - Doutorado em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. PPGL/UFSM
  • Patrini Viero Ferreira Universidade Federal de Santa Maria - Doutorado em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. PPGL/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7741

Resumo

Desonra, de J. M. Coetzee (2000) é uma obra que aborda questões referentes às relações humanas, as quais estão inseridas em um contexto pós-apartheid. No desenrolar da narrativa, é possível identificar evidências referentes à dominação masculina e à violência contra a mulher, além de o papel da mulher ser representado de maneira inferior ao do homem. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar como se constrói a representação da figura do feminino, com ênfase nas personagens Melanie e Lucy. Vale ressaltar que, neste estudo, o feminismo aliado à imagem da mulher busca romper com os conceitos de uma sociedade patriarcal.

 

Palavras-Chave: Desonra, Coetzee, Representação do Feminino, África pós-apartheid.

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Biografia do Autor

  • Luciane de Lima Paim, Universidade Federal de Santa Maria - Doutorado em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. PPGL/UFSM
    Mestra em Letras, pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa, pela mesma instituição. Doutoranda em Letras, pela linha de pesquisa Literatura, Comparatismo e Crítica Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas que englobem temáticas voltadas às teorias interseccionais de gênero, raça e classe, estudos decoloniais, Literatura Negra de Autoria Feminina, Literatura Negra-periférica, violência, autoritarismo, crítica social, memória, escritas de si, escritos de/sobre Carolina Maria de Jesus e escritos de/sobre Conceição Evaristo
  • Ana Paula Cabrera, Universidade Federal de Santa Maria - Doutorado em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. PPGL/UFSM
    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1996).Experiência na área de Estudos Literários, linha de pesquisa Literatura, Comparatismo e Crítica Social, com ênfase em tradução e literaturas clássicas. Participou do projeto, Da tradução literária: análises interpretativas e recriação coordenado pelo Prof. Dr. Lawrence Flores Pereira (UFSM). Projeto que teve como objetivo principal o estudo da tradução nos seus diversos problemas específicos e teóricos, aplicados especialmente no contexto da poesia dramática e da poesia lírica, dando continuidade a projetos que unificaram , ao longo dos últimos anos , o trabalho acadêmico e o trabalho artístico, buscando a formação de um centro de excelência em tradução poética. É autora do autora do projeto Sombras da Liberdade: a História de Luisa Carnés (Madrid,1905-México,1964) a sinsombrero esquecida, baseado na criação da primeira biografia da autora e na tradução das obras inéditas no Brasil dessa madrilenha esquecida pela história.
  • Patrini Viero Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - Doutorado em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. PPGL/UFSM
    Graduada no curso de Letras - Português e Literatura - Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), não Rio Grande do Sul. Mestre em Estudos de Literatura, na Linha de Pesquisa Literatura, Comparatismo e Crítica Social, do Pós- Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, está fazendo o doutorado em Estudos Literários, na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

24/02/2022

Como Citar

A PROBLEMÁTICA DE SER MULHER: UMA REPRESENTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM DESONRA, DE J. M. COETZEE. (2022). Revista De Letras Norte@mentos, 15(38). https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7741