“MÃE SOFRE, MINHA FILHA, VOCÊ VAI VER”: MATERNIDADE E SUBJETIVIDADE NO CONTO “XX + XY”, DE GIOVANA MADALOSSO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i43.10821Keywords:
Maternidade; Sujeito-mãe; Subjetividade, Literatura brasileira contemporânea.Abstract
O presente trabalho reflete sobre a construção da subjetividade do sujeito-mãe no conto “XX + XY”, de Giovana Madalosso (2016). Compreendemos que o texto apresenta uma mulher-mãe que sente o peso dos padrões impostos para o seu fazer materno, mas que, em sua ação, coloca em xeque noções acerca do instinto materno, sugerindo que o “tornar-se mãe” é um processo. A análise do texto contribui para a noção de que a mulher-mãe não deve mais ser compreendida pelas bases do patriarcado, mas, sim, em toda a sua pluralidade de experiências. O debate proposto é realizado com base nos apontamentos de teóricas como Adrienne Rich (1986), Nancy Chodorow (1978) e Elizabeth Badinter (1980).
Downloads
References
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno; tradução Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Trad. Sérgio Milliet. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009[1949].
CHODOROW, Nancy. Psicanálise da maternidade: uma crítica a Freud a partir da mulher. Rio de Janeiro: Editora Rosa do Tempo LTDA, 1978.
FARIAS, Ariane Avila Neto de. Nada é natural na natureza: a construção narrativa do sujeito-mãe na Literatura Brasileira Contemporânea escrita por mulheres”, 233 f. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande., 2021.
MADALOSSO, Giovana. “XX+XY”. In: A teta racional. São Paulo: Grua, 2016.
O’REILLY, Andrea (org.). From motherhood to mothering: the legacy of Adrienne Rich’s of Woman Born. Albany: State University of New York Press, 2004.
RICH, Adrienne Cecile. Of Woman Born: motherhood as experience and institution. New York: W. W. Norton&Company, 1986.
SOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Contos da Maternidade: As Novas Dinâmicas Maternas na Literatura Brasileira Contemporânea”. In: Revista Cadernos da Escola de Comunicação , vol. 16, nº. 1, p. 96 – 111, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais