UM PERCURSO VISUAL POR OUTROS CANTOS: MEMÓRIAS DO SERTÃO, VIAGEM E VISIBILIDADE EM MARIA VALÉRIA REZENDE
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i43.10822Keywords:
Maria Valéria Rezende, Visibilidade, Relato de Viagem, Memória CulturalAbstract
Este artigo propõe uma reflexão sobre a relevância do ato de olhar na esfera literária. Examina-se a relação entre a memória, a viagem e a visibilidade no romance Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende. O objetivo é problematizar de que modo a convergência desses três eixos alicerça e traz singularidade para essa obra, visto que há uma amálgama de olhares presentes nos diversos planos temporais da narrativa construídos a partir das viagens, contribuindo para as recordações da protagonista. O arco teórico utilizado abrange os estudos de Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin, Flora Süssekind, Sérgio Cardoso, Marilena Chaui e Alfredo Bosi.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. 7. ed. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CARDOSO, Sérgio. O olhar viajante (do etnólogo). In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CHAUI, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. Rio de Janeiro: Ediouro, 1991.
REZENDE, Maria Valéria. Outros cantos. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
SÜSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui: o narrador, a viagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais