DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESACOMO SEGUNDA LÍNGUA ENTRE CRIANÇAS CHINESAS EMMACAU:

UM ESTUDO EMPÍRICO EM UM JARDIM DE INFÂNCIACOM O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO

Authors

  • JING ZHANG Universidade de Macau
  • SIN I IEK Escola Luso-Chinesa Luís Gonzaga Gomes

Keywords:

crianças chinesas , português como segunda língua, estágios de desenvolvimento da competência na segunda língua

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar, por meio de observações, como as crianças chinesas desenvolvem sua competência em língua portuguesa como segunda língua em um jardim de infância em Macau, onde o português é a língua de instrução. Os resultados indicam que, embora estejam imersas no mesmo ambiente linguístico, as crianças chinesas observadas estão em diferentes estágios de desenvolvimento da competência na segunda língua, conforme proposto por Tabors (2008). Fatores motivacionais e emocionais, assim como a organização do conteúdo didático e das atividades em sala de aula, desempenham um papel crucial no processo de desenvolvimento de competências em português pelas crianças chinesas.

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Published

2024-09-03

Issue

Section

Artigos Estudos Linguísticos

How to Cite

DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESACOMO SEGUNDA LÍNGUA ENTRE CRIANÇAS CHINESAS EMMACAU:: UM ESTUDO EMPÍRICO EM UM JARDIM DE INFÂNCIACOM O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(49), 28-48. https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12336

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