UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA ICONOGRAFIA DA CRUCIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7210Abstract
RESUMO:
Este estudo analisa o acontecimento do desfile da parada e orgulho LGBT de 07/06/ 2015 em que Viviany Beleboni desfilou “crucificada”, dando-nos a ver um corpo transexual seminu que, a exemplo de Cristo, sofreu agressões. Interessa-nos a imagem (fotografia) que viralizou nas redes sociais, tornando-se alvo de um sem número de críticas e insultos no Facebook. Analisamos esses discursos considerando o campo de uma memória das imagens constitutivas de certa intericonicidade. Nosso objetivo é pensar, no interior da Análise do Discurso, nas relações de poder-saber que implicam a repetição e os deslocamentos de sentidos em torno da crucificação[1].
[1] Este artigo faz parte das análises desenvolvidas em uma dissertação de mestrado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais