O USO DE CÓDIGOS DE CORREÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO EAD: PERCURSOS, PERSPECTIVAS E PERCEPÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.7767Keywords:
Códigos de Correção, produção textual, ambiente virtual de aprendizagem, ensino a distânciaAbstract
Este trabalho objetiva apresentar uma experiência de emprego didático de Códigos de Correção em textos de estudantes de ensino superior da modalidade de Ensino a Distância. Para isso, analisamos as produções textuais de estudantes dessa modalidade de ensino, nas quais foram aplicados os códigos elaborados para essa finalidade. Também analisamos as respostas de estudantes a um questionário em que se avaliou esse processo de correção dos textos. A partir das análises, pudemos observar as principais fragilidades na escrita dos estudantes e refletir sobre as potencialidades do uso de Códigos de Correção na correção de textos no ensino a distância.
Downloads
References
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, Maria das Graças; CARVALHO, Ana Beatriz. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: SOUZA, Robson; MOITA, Filomena; CARVALHO, Ana Beatriz (Org.). Tecnologias digitais na educação. Paraíba:
EDUEPB, 2011. p. 209-230.
BAZARIM, Milene; GONÇALVES, Adair Vieira; FECHUS, Gustavo. A textualidade em critérios de correção de texto de uma Plataforma Adaptativa: um estudo de caso. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 2, p. 124-154, mai. 2021. Disponível
em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/2125. Acesso em: fevereiro de 2022.
BECHER, Tatiane Cristina; BUSSE, Sanimar. Análise do uso da pontuação em produções do ensino médio. Fólio - Revista de Letras, Salvador, v. 11, n. 2, 2019.
Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5738. Acesso em: fevereiro de 2022.
DINIZ, Izabel Cristina. Um estudo sobre a correção de textos: diário de leitura. Revista de Letras, Brasília, v. 4 , n. 2, p. 39-55, 2011. Disponível em:https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RL/article/view/3088/2022. Acesso em: fevereiro de 2022.
FIDALGO, Raquel Fidalgo; GARCÍA, Jesús-Nicasio. Desenvolvimento da competência escrita através do ensino metacognitivo da escrita. Cultura e Educação, p. 325-346, 2008.
Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1174/113564008785826321. Acesso em: fevereiro de 2022.
FORNECK, K. L.; FUCHS, J. T.; BERCH, M. E. Objetos digitais de aprendizagem para o ensino e a aprendizagem da leitura. Revista Linguística, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 208-228, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/4510.
Acesso em: fevereiro de 2022.
FORNECK, K. L., Martins, S. N., Werlang, C. T., Faleiro, R. S., Vicari, P. L., & Martins, K. de S. (2020). Um estudo sobre o percurso de leitura em ambiente digital. Letrônica, v. 13, n. 4, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/37628. Acesso em: 09 fev. 2022.
GONÇALVES, Adair Vieira; PINHO, Alexandra Martins. Correção textual em ambiente hipermidiático. In: ENEPEX, 8., 20 a 24 out. 2014. Anais [...]. Dourados: UEMS/UFGD, 2014. 20p.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais