ETNOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE PESQUISA NA LINGUÍSTICA APLICADA:

REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i49.10939

Keywords:

Etnografia, Linguística Aplicada, Etnografia da Linguagem, Educação Básica

Abstract

Este artigo investiga a etnografia como uma abordagem teórico-metodológica para a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. Inicialmente, discuto a etnografia como método de pesquisa, destacando suas principais características. Em seguida, apresento transcrições de um episódio interacional ocorrido em uma sala de aula de uma escola bilíngue português-inglês, ilustrando
como essas interações podem ser analisadas. Argumento que a análise de práticas de linguagem, quando realizada em conjunto com um trabalho de campo etnográfico, oferece uma compreensão mais profunda e contextualizada das ações situadas. Além disso, examino como essa combinação metodológica pode revelar dinâmicas sutis e complexas das interações escolares, que muitas vezes
passam despercebidas em abordagens menos contextuais. Por fim, enfatizo a importância de um olhar minucioso e contextualizado na pesquisa em ambientes escolares, destacando como essa perspectiva pode enriquecer a discussão sobre práticas educacionais e contribuir para a melhoria das políticas e práticas pedagógicas. 

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.

AUSTIN, John Langshaw. How to do things with words. Oxford university press, 1975.

BARTON, David; HAMILTON, Mary. La literacidad entendida como práctica social. Traduzido por Catalina Zapata-Vial. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MUCIA, Mercedes; AMES, Patricia (Editoras). Escritura y sociedade: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el desarrollo de las ciencias sociales en el Perú, 2004, pp. 109-139.

BAUMAN, Richard; BRIGGS, Charles L. Poetics and performance as critical perspectives on language and social life. Annual review of Anthropology, p. 59-88, 1990. Doi: https://doi.org/10.1146/annurev.an.19.100190.000423

BLOMMAERT, Jan; DONG, Jie. Ethnographic Fieldwork: a beginner’s guide. Bristol: Multilingual Matters, 2010.

CANAGARAJAH, Suresh. Ethnographic Methods in Language Policy. In: RICENTO, Thomas (ed.). An introduction to language policy: Theory and method. Hoboken: Blackwell Publishing, 2006. p. 153-169.

CAVALCANTI, Marilda C. Um olhar metateórico e metametodológico em pesquisa em linguística aplicada: implicações éticas e políticas. Por uma linguística aplicada indisciplinar, p. 232-252, 2006.

ERICKSON, Frederick. Qualitative methods. In: Robert L. Linn & Frederick Erickson. Orgs. Quantitative methods; Qualitative Methods. Vol.2. New York: Macmillan, 1990.

FABIAN, Johannes. A prática etnográfica como compartilhamento do tempo e como objetivação. Mana, v. 12, n. 2, p. 503-520, 2006. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-93132006000200010

FABRÍCIO, Branca Falabella. Linguística aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, Luís. Paulo da. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, p. 45-65, 2006.

GARCEZ, Pedro de Moraes; SCHULZ, Lia. Olhares circunstanciados: etnografia da linguagem e pesquisa em linguística aplicada no Brasil. Delta: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 31, n. especial, p. 1-34, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/JFbNhQBtw53N4C8j3Q36Lvg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 21 nov. 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-445093806057590158

GARCIA, O.; WEI, L. Translanguaging: Language, Bilingualism and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

HELLER, M. Alternative ideologies of la francophonie. Journal of Sociolinguistics, v. 3, n. 3, p. 336-359, 1999. Doi: https://doi.org/10.1111/1467-9481.00082

HELLER, Monica; PIETIKÄINEN, Sari; PUJOLAR, Joan. Critical sociolinguistic research methods: Studying language issues that matter. Routledge, 2018.

HYMES, Dell. Foundations in sociolinguistics: an etnographic approach. Volume 39 (Edição do Kindle). New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2001 [1974].

JOHNSON, David Cassels. Introduction: Ethnography of language policy. International journal of the sociology of language, v. 2013, n. 219, p. 1-6, 2013.

MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and Reconstituting Languages. [London]: Multilingual Matters, 2007.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Ed.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes antropológicos, n. 42, p. 377-391, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/s0104-71832014000200015

PENNYCOOK, Alastair. Language as a local practice. USA and Canada: Routledge, 2010.

PIRES-SANTOS, Maria Elena et al. "Vendo o que não se enxergava": condições epistemológicas para construção de conhecimento coletivo e reflexivo da língua (gem) em contexto escolar. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 31, n. SPE, p. 35-65, 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-4450761813738654418

PIRES-SANTOS, Maria Elena. O cenário multilíngue/multidialetal/multicultural de fronteira e o processo identitário “brasiguaio” na escola e no entorno social. Campinas, SP. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas -Unicamp, 253p, 2004.

SANTOS, Maria Elena Pires; JUNG, Neiva Maria; SILVA, Regina Coeli Machado e. Etnografia da linguagem como políticas em ação. Calidoscópio, v. 17, n. 1, 2019. Doi: https://doi.org/10.4013/cld.2019.171.08

SIGNORINI, Inês (Ed.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Mercado de Letras, 1998.

SILVA, Daniel do Nascimento; LOPES, Adriana Carvalho. Yo hablo un perfeito portuñol”: Indexicalidade, ideologia linguística e desafios da fronteira a políticas linguísticas uniformizadoras. Revista da ABRALIN, v. 17, n. 2, p. 2. Doi: 10.25189/rabralin.v17i2.515

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno, 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995].

Published

2024-09-01

Issue

Section

Artigos Estudos Linguísticos

How to Cite

SIMÕES PESSOA, A. P. (2024). ETNOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE PESQUISA NA LINGUÍSTICA APLICADA:: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS. Revista De Letras Norte@mentos, 17(49), 70-82. https://doi.org/10.30681/rln.v17i49.10939