ESTUDO DAS AÇÕES NO ROMANCE DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.12956Palabras clave:
Dois irmão, Espaço, Tempo, AçãoResumen
Este artigo objetiva compreender de que forma se configuram as ações, no plano narrativo, no romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, com destaque para a conjuntura das ações no espaço narrativo e tipos de eventos que ocorrem na trama, evidenciando a importância destes para o êxito da história e do enredo. O desdobramento deste trabalho trilhará em suportes que evidencie a seguinte estrutura dicotômica: ação e narração, ação ligada ao espaço, ação ligada ao tempo e ação e personagens. Aristóteles (2004), Nicola Abbagnano (2003), Massaud Moisés (2004) e D’Onófrio (2007) são os principais teóricos que respaldam essa abordagem. Neste sentido, foram analisados excertos que abarcam as ações voluntárias, transitivas e imanentes, presumindo que estas estejam vinculadas à força da palavra, semanticamente investida de comando, podendo tal comando ser entendido a partir da verbalização, as quais, uma vez acionadas, sofrem uma propulsão, entendida como efeito de determinado evento, capaz de marcar o agente e todas as demais personagens que participam ou tem conhecimento da cena.
Descargas
Referencias
AABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da primeira edição brasileira, coordenada e revista por Alfredo Bosi. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Academia Brasileira de Letras. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
ARISTÓTELES. HORÁCIO. LONGINO. A Poética Clássica. Tradução Jaime Bruna. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 2014.
BOSI, Alfredo. A Interpretação da Obra Literária. São Paulo: Editora Ática 1988.
BRANDÃO, Roberto de Oliveira. A poética Clássica. In. Introdução. São Paulo: Cultrix, 2014.
D’ONOFRIO, Salvatore. Forma e sentido do texto literário. São Paulo: Ática, 2007.
FEITOSA, Marcia Manir Miguel. Ipotesi, vol. 18, Juiz de Fora – 2014.
HATOUM, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MOISES, Massaud. Dicionário de Termos Literário. 12. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cultrix, 2004.
OLIVEIRA, Maria Rita de. Mestrado Acadêmico em Letras. Uma Análise no Espaço Romanesco em Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Universidade Federal de Rondônia: 2013.
PINTO, Zemaria. O Texto Nu: Teoria da literatura: gênero, conceitos, aplicação. Manaus: Editora Valer, 2011.
SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVERIA, Silva Pessoa de. Sujeito. Introdução à teoria da literatura. Tempo e Espaço Ficcionais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
TELLES, Tenório, KRUGER, Marcos Frederico. Introdução à Literatura Brasileira. (Orgs.) Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais