MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNÇÕES DISCURSIVAS DE RECURSOS MULTIMODAIS NO WHATSAPP CHAT

Autores/as

  • Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento
  • Rebecca Paiva Alves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6537

Palabras clave:

multimodalidade, práticas discursivas, ensino de Língua Portuguesa, WhatsApp Chat

Resumen

Esta pesquisa visa investigar o uso de recursos multimodais em práticas discursivas desenvolvidas em grupo do WhatsApp criado para ampliar o diálogo entre discentes de uma turma de Ensino Médio e a docente de Língua Portuguesa desta turma. Este estudo inicia com a revisão bibliográfica de Brito; Sampaio (2013), Kress; van Leeuwen (1996), Nascimento (2017), Rojo (2009, 2012), entre outros. Em seguida, ocorreu a análise verbo-visual de práticas discursivas do grupo supramencionado. A análise se concentrou na inter-relação entre recursos verbais e não verbais, o que permitiu reconhecer e categorizar diferentes funções dos recursos multimodais nessas práticas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento

    Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística, da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Letras, do Centro de Artes e Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco (CAC-UFPE). Docente permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFPE). Pesquisadora líder do Núcleo de Estudos de Línguas e Discurso (NELD-UFPE/CNPq).

  • Rebecca Paiva Alves da Silva

    Especialista em Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Graduada em Letras-Espanhol pela mesma instituição. Professora da rede particular de ensino no estado de Pernambuco.2 Especialista em Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Graduada em Letras-Espanhol pela mesma instituição. Professora da rede particular de ensino no estado de Pernambuco.

Publicado

2022-09-06

Cómo citar

MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNÇÕES DISCURSIVAS DE RECURSOS MULTIMODAIS NO WHATSAPP CHAT. (2022). Revista De Letras Norte@mentos, 15(39). https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6537

Artículos similares

1-10 de 767

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.