MENINOS E MENINAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v8i16.7013Resumen
Este texto focaliza variáveis fonológicas no contínuo fala e escrita. Restringe-se ao exame de realização ou cancelamento de travadores silábicos em posição medial e final de palavra em Português. Segue as bases teóricas e metodológicas da Teoria da Variação com ênfase na Sociolinguística Educacional. Tem a meta de demonstrar que os noviços em processo de letramento costumam possuir dificuldades em recuperar grafematicamente os segmentos realizados variavelmente na fala, especialmente quando se trata de mudança em progresso. Compara a performance de meninos e meninas no espaço escolar, confirmando o que gênero/sexo feminino apresenta maior ajuste à norma de prestígio, de acordo com outros estudos da área. Controla também as variáveis independentes tamanho do item lexical, segmento precedente, categoria gramatical do vocábulo. A extensão mostra efeito maior sobre o cancelamento dos segmentos, fato relacionado a processamento linguístico cujo princípio norteador deve-se à tendência de segmentos maiores, mais pesados, mais propensos à operação de cancelamento de travadores. O estudo tem como alvo, finalmente, oferecer modos pedagógicos eficazes para lidar com a influência da fala na escrita na literacia, apontando para uamá orientação dirigida com bases em pesquisas acadêmicas.Descargas
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Publicado
2015-07-30
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Artigos
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Derechos de autor 2015 Revista de Letras Norte@mentos
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Cómo citar
MENINOS E MENINAS NA ESCOLA. (2015). Revista De Letras Norte@mentos, 8(16). https://doi.org/10.30681/rln.v8i16.7013