ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL

Auteurs

  • Juliana Thiesen Fuchs Univates
  • Monique Izoton Univates

DOI :

https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7358

Résumé

Este artigo visa analisar o livro didático Português Linguagens, de Cereja e Magalhães, no que se refere às atividades de cunho gramatical. Pretende-se averiguar qual é a concepção de língua e de gramática que perpassa a obra, com base em autores como Travaglia (2002) e Antunes (2007; 2009). Constata-se que, apesar de contemplar em algumas atividades a gramática internalizada, predomina no livro didático a abordagem gramatical normativa. Entretanto, salienta-se a ocorrência de atividades que estimulam o tratamento científico da linguagem e outras que contemplam a gramática reflexiva, o que faz com que o livro possa ser usado em sala de aula desde que o professor saiba adequá-lo ao seu planejamento.

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Biographies des auteurs

  • Juliana Thiesen Fuchs, Univates
    Mestre em Linguística Aplicada pela Unisinos, Professora do Curso de Letras da Univates.
  • Monique Izoton, Univates
    Licenciada em Letras pela Universidade do Vale do Taquari -Univates.

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Publiée

2018-07-30

Comment citer

ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(26). https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7358