MÃES E FILHAS EM OSCAR HIJUELOS E JUNOT DÍAZ

Autores/as

  • Dionei Mathias Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i35.7507

Resumen

O conflito de gerações representa uma constante na literatura de fluxos migratórios, especialmente entre a primeira e a segunda geração. Os romances Empress of the Splendid Season de Oscar Hijuelos e A fantástica vida breve de Oscar Wao, de Junot Díaz problematizam esses conflitos. Com personagens da primeira geração de imigrantes oriundos de Cuba de da República Dominica, os romances abordam, entre outros conflitos, os desafios experimentados pelas filhas, crescidas nos Estados Unidos. Assim, este artigo deseja analisar a relação entre mãe e filha nesses dois romances, a fim de discutir as dificuldades que resultam disso para o processo de construção de identidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Dionei Mathias, Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.
    Doutor em Letras respectivamente pela Universidade de Hamburgo/Alemanha e pela Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2021-01-26

Cómo citar

MÃES E FILHAS EM OSCAR HIJUELOS E JUNOT DÍAZ. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 14(35). https://doi.org/10.30681/rln.v14i35.7507