A POESIA, A CRIANÇA E A ESCOLA

Autores/as

  • Benjamin Rodrigues Ferreira Filho Universidade Federal de Rondonópolis-MT
  • Shirlene Rohr de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i35.7596

Resumen

Este ensaio discute a literatura na infância e o tratamento dado à poesia para a criança na escola. Em um primeiro momento, há uma discussão sobre os referenciais que orientam a compreensão das crianças em seus movimentos no mundo e como eles repercutem nas experiências cotidianas dos infantes. O texto destaca ainda algumas características da literatura infantil, de maneira geral, e da poesia, de maneira particular, com ênfase em alguns poetas como Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Sidónio Muralha e Arnaldo Antunes. Na base teórica, Propp e Bergson ajudam a compreender as manifestações do humor na literatura; na base crítica, Maria da Glória Bordini, Nelly Novaes Coelho e outros ajudam a tratar mais pontualmente da literatura destinada às crianças.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Benjamin Rodrigues Ferreira Filho, Universidade Federal de Rondonópolis-MT
    Professor de Literatura do Curso de Letras da Universidade Federal de Rondonópolis-MT
  • Shirlene Rohr de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professora de Língua Portuguesa e de Literatura do Curso de Letras, Unemat-Alto Araguaia

Publicado

2021-01-26

Cómo citar

A POESIA, A CRIANÇA E A ESCOLA. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 14(35). https://doi.org/10.30681/rln.v14i35.7596