A DAMA DA FLORESTA: ETHOS E CENOGRAFIA EM “UMA COLÔNIA NO BRASIL”

Autores/as

  • Ernani Cesar de Freitas
  • Thais Gaia Schüle

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7701

Resumen

O artigo objetiva apresentar um breve estudo do discurso enfatizando a cenografia e os ethos discursivos construídos em “Uma colônia no Brasil”, de Madame van Langendonck. Desenvolvido na perspectiva interdisciplinar, este estudo é qualitativo e exploratório, com procedimentos bibliográficos e documentais. A teoria enunciativo-discursiva de Maingueneau é utilizada enquanto norteadora, articulada com a noção de identidade e alteridade de Bakhtin. A análise indica que a construção da cenografia da narrativa e os ethos discursivos são marcados pela alteridade e pelo eurocentrismo, apresentando-se a cenografia relacionada à floresta virgem e o ethos da narradora pela expressão de uma identidade de colonizadora.

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Biografía del autor/a

  • Ernani Cesar de Freitas
    Doutor em Letras (PUCRS) com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP/LAEL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.
  • Thais Gaia Schüle
    Doutoranda e mestra no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, ambos com bolsa CAPES/PROSUC.

Publicado

2021-07-10

Cómo citar

A DAMA DA FLORESTA: ETHOS E CENOGRAFIA EM “UMA COLÔNIA NO BRASIL”. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 14(36). https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7701