A ESPETACULARIZAÇÃO DA RENÚNCIA DE BENTO XVI: RELAÇÕES DE PODER E A (DES) ORDEM DO DISCURSO

Autores/as

  • Éderson Luís Silveira
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7702

Resumen

Este trabalho se propôs a analisar como a mídia trabalhou discursivamente o acontecimento da renúncia do Papa Bento XVI, a partir do referencial da Análise do Discurso foucaultiana. O corpus é composto por três charges que circularam pela internet tanto durante o tempo em que Bento XVI ocupou a posição de papa, de fevereiro a março de 2013, a partir de uma “irrupção histórica”. Os resultados demonstraram a existência de jogos de poder em torno da renúncia do Papa Bento XVI no bojo de um acontecimento específico no qual a mídia trabalha discursivamente, ora fabricando sentidos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Éderson Luís Silveira
    Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Michel Foucault e os Estudos Discursivos (UFAM/CNPq). Atua na área de Estudos da Linguagem, subárea Estudos Discursivos, Literários e Educacionais; Membro-pesquisador do Grupo Michel Foucault e os estudos discursivos e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências Estéticas e Formação Docente (GESTAR/CNPq).
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana
    Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN). Foi Representante Discente do Doutorado no colegiado do Proling/UFPB (2019/2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/UFPB/CNPQ) e do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Tecnologias e Políticas Públicas (GPLTTP/UERGS/CNPQ).

Publicado

2021-07-10

Cómo citar

A ESPETACULARIZAÇÃO DA RENÚNCIA DE BENTO XVI: RELAÇÕES DE PODER E A (DES) ORDEM DO DISCURSO. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 14(36). https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7702