O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ÂMBITO ESCOLAR: A POSIÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS SITUAÇÕES PRECONCEITUOSAS EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE SINOP/MT/BRASIL

Autores

  • Neusa Inês Philippsen
  • Josilene Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7198

Resumo

Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e estudo comparado, tem como objetivo analisar o preconceito linguístico em duas escolas da cidade de Sinop, uma localizada na região central e outra que se encontra mais próxima da zona rural. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, questionários e observações. A pesquisa visa apresentar reflexões e sugestões para a desmistificação do preconceito linguístico a partir de análises relativas à posição dos professores, nas escolas, diante de ações preconceituosas. Apresentamos, como construto teórico para esta investigação, a Sociolinguística Variacionista ou Teoria da Variação. Concluímos que os professores de Língua Portuguesa da Escola Jardim Paraíso, que estão atuando há mais de dez anos na sala de aula, não receberam na universidade formação para trabalharem com este tema, já os professores da Escola Nossa Senhora da Glória, que estão atuando há menos de dez anos, possuem estes conhecimentos. Além disso, verificou-se que os professores costumam corrigir as variedades “erradas” que os alunos utilizam.

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Publicado

06/10/2016

Como Citar

Philippsen, N. I., & Santos, J. P. dos. (2016). O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ÂMBITO ESCOLAR: A POSIÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS SITUAÇÕES PRECONCEITUOSAS EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE SINOP/MT/BRASIL. Revista De Letras Norte@mentos, 9(20). https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7198

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