O PROFESSOR SEMPRE SE REINVENTA:
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES HAITIANOS, NARRATIVAS DE LAURA
DOI :
https://doi.org/10.30681/rln.v17i49.12164Mots-clés :
Sociolinguística Educacional, imigrantes haitianos, língua portuguesa, ensino e aprendizagemRésumé
Este estudo analisa os desafios enfrentados por uma professora de Língua Portuguesa (LP) na acolhida de alunos imigrantes haitianos, fundamenta-se em teorias da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2014) contra preconceitos linguísticos e sociais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com excertos narrativos da experiência de uma professora em Sinop - MT, sobre o ensino de LP a jovens imigrantes. Os resultados enfatizam a necessidade de práticas de ensino acolhedoras e afetivas, que ressaltam a relevância de abordagens empáticas e inclusivas no ensino de LP como segunda língua para estudantes imigrantes.
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