O FUNCIONAMENTO DO APARELHO IDEOLÓGICO ESCOLAR A PARTIR DOS INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS E DO DISCURSO PEDAGÓGICO
DOI :
https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6539Mots-clés :
ideologia, aparelho ideológico escolar, escola, língua maternaRésumé
Tomando por base teórica as concepções de Louis Althusser, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre o funcionamento da ideologia no seio do Aparelho ideológico Escolar. E, a partir disso, ao focarmos no ensino da língua materna, pretende-se discutir sobre como os instrumentos linguísticos e o discurso pedagógico se constituem em “mecanismos” de materialização da ideologia dominante, trabalhando, dessa forma, para a reprodução das condições de produção.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista de Letras Norte@mentos 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais