Submissions
Submission Preparation Checklist
All submissions must meet the following requirements.
- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
- Where available, URLs for the references have been provided.
- The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
- The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.
Artigos Estudos Literários
Política padrão de seção.
Artigos
Política padrão de seção
Dossiê 2023/2 - Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas
Política padrão de seção.
Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira
Esse Dossiê Temático da Revista de Letras Norte@mentos tem como proposta acolher resultados de pesquisas em formato de artigos e relatos de experiências que tenham como centralidade a diversidade linguística compreendida como um fenômeno social e identitária que reverbera na formação de professores/as e no ensino-aprendizagem de línguas em contexto amazônico brasileiro.
O Dossiê Temático da Revista de Letras Norte@mentos, dedicado à diversidade linguística no contexto amazônico brasileiro, é de grande relevância por diversos motivos, dentre os quais destaca-se: a proposição de um olhar abrangente para a diversidade linguística, indo além da mera descrição de diferentes línguas e dialetos para focar em suas implicações sociais e identitárias; b) A região amazônica é um cenário rico em diversidade linguística, com a presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e migrantes de diversas origens. O Dossiê oferece uma oportunidade para explorar as particularidades desse contexto e as suas implicações para a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas.
Nesse sentido, o Dossiê aborda temas de grande interesse para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, como:
- O reconhecimento da riqueza e da importância de todas as variedades linguísticas presentes na Amazônia.
- A necessidade de repensar as práticas pedagógicas para garantir um ensino-aprendizagem de línguas que seja inclusivo e respeitoso da diversidade.
- A importância da formação de professores para atuar com a diversidade linguística em sala de aula.
- A necessidade de políticas públicas que promovam a valorização da diversidade linguística e o acesso à educação linguística de qualidade social para todos.
Os trabalhos científicos submetidos deverão ser escritos em conformidade com as normas da Revista. Esses, por sua vez, serão avaliados pelo sistema às cegas e por pares. A edição tem sua publicação prevista para meados de outubro de 2024, de modo que a submissão deverá ser feita até o dia 25/07/2024.
A submissão dos trabalhos deve ser feita, exclusivamente, pela plataforma da Revista, no seguinte endereço: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos.
Obs.: Tendo em vista que a Revista Norte@mentos recebe artigos de fluxo contínuo, é necessário que, no momento da submissão do artigo, seja selecionada a sessão específica do Dossiê.
Prazo de submissão: até 25 de julho de 2024.
Organizadores:
Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho – Universidade do Estado de Mato Grosso/Sinop
Profa. Dra. Queila Barbosa Lopes – Universidade Federal do Acre
Profa. Dra. Luana Ferreira Rodrigues – Universidade Federal do Amazonas
Prof. Dr. Luís Henrique Serra – Universidade Federal do Maranhão
Privacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.