NASCIDAS NO TEMPO DA MALDADE: A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS RETRATADA NOS CONTOS DE PERRAULT, IRMÃOS GRIMM E ANDERSEN
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13372Palavras-chave:
Contos de fadas, Violência infantil, Literatura infantil, HistóriaResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar historicamente a violência contra crianças retratada nos contos O Pequeno Polegar, de Perrault, João e Maria, dos irmãos Grimm, e A Pequena Vendedora de Fósforos, de Andersen. Para tanto, o presente estudo dispôs da pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados. Estes encontram-se dispostos em obras literárias, obras de divulgação e artigos de periódicos científicos. O primeiro grupo é constituído por Andersen (2012), Grimm & Grimm (2020) e Perrault (2017); o segundo por Ariès (1986), Coelho (1985; 2000), Coelho, Lindner & Silva (2014), Darnton (1988), Minayo (2006), Müller (2007) e Tatar (2003); e o terceiro por Hermida (2020) e Reis (2005). Os últimos dois grupos constituem, ainda, o nosso referencial de base. Os resultados da pesquisa destacam o abandono, o infanticídio, os castigos físicos e o trabalho infantil, vistos em O Pequeno Polegar, João e Maria e A Pequena Vendedora de Fósforos, como formas de violência sofridas por crianças nascidas na Europa no período de publicação dos contos, o que decorreu entre os séculos XVII e XIX. Tal catalogação possibilitou a conclusão de que a violência infantil retratada nos contos, apesar de ter sofrido amenizações em decorrência da propagação do sentimento da infância a partir do século XVIII, fazia-se presente, especialmente, nas infâncias reais das classes inferiores da sociedade europeia dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Downloads
Referências
ANDERSEN, Hans Christian. Os contos de Hans Christian Andersen. Portugal: [s.n.], 2012.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
COELHO, Elza; SILVA, Anne; LINDNER, Sheila. Violência: definições e tipologias. Florianópolis: UFSC, 2014.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. São Paulo: Ática, 1985.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Trad. Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Contos de fadas dos irmãos Grimm. Trad. Thalita Uba. Jandira, SP: Principis, 2020. E-book Kindle.
HERMIDA, Jorge. História Social da criança proletária: contribuição da obra de Friedrich Engels para a compreensão do tema. Revista HISTEDBR On-line, Campinas- SP, v.20, e020058, p.1-28, dezembro, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência e saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.
MÜLLER, Verônica Regina. História de crianças e infâncias: registros, narrativas e vida privada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
PERRAULT, Charles. Contos da mamãe gansa ou histórias do tempo antigo. Trad. Leonardo Froés. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
REIS, Andréa Cardoso. Imagens históricas da infância refletidas nos contos populares. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11-12, jan/dez 2005.
TATAR, Maria (org). Contos de fadas. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais