ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS EM CORDEL: UM ESTUDO DAS VOZES SOCIAIS

Autores

  • Neluana Leuz de Oliveira Ferragini
  • Cláudia Souza Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6532

Palavras-chave:

linguagem dialógica, gênero cordel, vozes sociais

Resumo

Este trabalho analisa como as vozes sociais são revaloradas, cronotópica e linguisticamente na obra Alice no País das Maravilhas em Cordel, de João Gomes de Sá. Sob o viés da diversidade da valoração e da ideologia como constituintes do discurso, as vozes são compreendias à luz dos escritos do Círculo de Bakhtin e seus caudatários, como Bubnova (2011), Fiorin (2017) e Grillo (2012). Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativo, ancorado nos preceitos da perspectiva dialógica do discurso. Como resultado, apontamos um breve estudo da adaptação brasileira em cordel e algumas sugestões de atividades a serem exploradas em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Neluana Leuz de Oliveira Ferragini

    Professora Adjunta no Curso de Letras Português da Universidade Estadual do Paraná, campus de Apucarana. Doutora em Estudos da Linguagem.

  • Cláudia Souza Ribeiro

    Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Paraná, campus Apucarana.

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Publicado

06/09/2022

Como Citar

Leuz de Oliveira Ferragini, N. ., & Souza Ribeiro, C. . (2022). ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS EM CORDEL: UM ESTUDO DAS VOZES SOCIAIS. Revista De Letras Norte@mentos, 15(39). https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6532