(RE)PENSAR O ENSINO E PROPOR AÇÕES LITERÁRIAS E LINGUÍSTICAS ANTIRRACISTAS: EIS O DESAFIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7646Resumo
A Pandemia Covid 19 reprisou o fenômeno sempre evidente, mas abafado, há séculos. A “explosão” do racismo e do preconceito no mundo estampou nos noticiários e “escancarou”, sem cerimônia ou aviso prévio, que há vidas que carecem respirar. Pesquisas em diversas direções teórico-metodológicas apontam as condições dos corpos pretos no Brasil. E frente ao acontecimento, dos gritos ecoados em diversos artigos fomentando reflexões sobre a urgência de uma educação e de um ensino de língua(gem) antirracista, consideramos ser este o fato movente e que nos faz colaborar com os debates. No sentido de despertar profissionais que possam atuar de maneira crítica e na valorização étnico-racial, partimos dos estudos críticos da linguagem e reconhecemos que, embora forçados, há séculos, à compreensão de que os corpos pretos foram reduzidos às condições subalternas e ao silenciamento, desconstruir e resgatar a importância dos pretos na construção e na consolidação do Brasil requer ouvir, repensar e reescrever caminhos e prover instrumentos que possam colaborar para novas narrativas de vida.Downloads
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Publicado
16/01/2021
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
(RE)PENSAR O ENSINO E PROPOR AÇÕES LITERÁRIAS E LINGUÍSTICAS ANTIRRACISTAS: EIS O DESAFIO. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 13(34). https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7646